quarta-feira, 10 de abril de 2013

ALUNOS DA ESCOLA PROFESSORA SÁVIA FERNANDES VISITAM O 22º BATALHÃO DE INFANTARIA DO EXÉRCITO NESTA SEXTA, 05


Cerca de 40 alunos da Escola Municipal Professora Sávia Fernandes Jácome, localizada no Setor Bela Vista, acompanhados de servidores da unidade de ensino, visitam nesta sexta-feira, 05, a partir de 8 horas, a sede do 22º Batalhão de Infantaria do Exército, na Capital.

Durante a visita os alunos serão recepcionados pelo comandante da unidade, Tenente - Coronel Roberto Adriano Dorneles de Matos, que apresentará a tropa e falará um pouco sobre a importância do Exército Brasileiro e do trabalho da corporação em Palmas. Em seguida, os educandos participam de um momento de conversação sobre educação e civismo, disciplina, respeito e responsabilidade.

Num segundo momento, os alunos, orientados pelos militares, participam de uma trilha onde poderão colocar em prática tudo que foi aprendido na teoria. A atividade servirá para os alunos aprenderem a seguir as coordenadas geográficas e/ou direções usadas nas trilhas e a (re) conhecer equipamentos e instrumentos como o GPS e a bússola.

Segundo a direção da escola, a visita faz parte do projeto Na Trilha do Conhecimento, desenvolvido na disciplina de geografia com as turmas do 9º ano do ensino fundamental, e objetiva entender as necessidades básicas dos seres humanos quanto a questão de orientação, localização e navegação no espaço geográfico; identificar o espaço geográfico como principal objeto de estudo da geografia; reconhecer instrumentos e equipamentos utilizados como tecnologias úteis na orientação, localização e navegação no espaço geográfico e correlacionar a teoria e a prática como meio de fortalecimento no processo de ensino e aprendizagem.




ESCOLA MUNICIPAL SÁVIA FERNANDES PROMOVE A II CAMINHADA CONTRA A DENGUE




Nesta terça-feira, 9, a partir das 16 horas, a Escola Municipal Sávia Fernandes, localizada no setor Bela Vista, realiza, em parceria com o Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) e a Unidade de Saúde da Família do Bairro Bela Vista, a II Caminhada contra a Dengue. A programação contemplará os bairros Bela Vista e Sol Nascente.

De acordo com o diretor da Escola, Odenilson Pereira de Sousa, a conscientização para o combate à dengue é feita continuamente junto aos alunos, no entanto, em razão do período chuvoso, este trabalho está sendo intensificado. “Precisamos, neste período do ano, fazer um trabalho ainda mais criterioso. Pensando nisto, estamos reunindo forças para fazermos um trabalho eficiente e eficaz, por isso, reunimos alunos, servidores e toda a comunidade escolar desta Unidade de Ensino para levar aos moradores do bairro as informações necessárias sobre a prevenção da dengue e o mosquito transmissor”, ressalta o diretor.

Evolução 

Atendendo solicitação da Escola Sávia Fernandes, foi disponibilizado no dia 01 de abril o Laboratório de Entomologia do Centro de Controle de Zoonoses, para que fosse feita uma apresentação aos alunos sobre as fases de evolução do mosquito transmissor. Na oportunidade, os alunos puderam ouvir palestras e visualizar no laboratório todo esse processo, e assim compreender melhor as informações.




Já no dia 2 de abril, em parceria com o CCZ e a Unidade de Saúde da Família Bela Vista, foi realizada, no turno matutino, a I Caminhada contra a Dengue. Alunos e servidores percorreram quadras dos Bairros Bela Vista e Sol Nascente, visitando as residências, conversando com os moradores e entregando panfletos.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

DROGAS



Dia 26/03/13, foi realizada nesta Unidade de Ensino, uma palestra sobre drogas, ministrada pelo Capitão Sandro, da Polícia Militar do Estado do Tocantins. A palestra faz parte do planejamento da disciplina de Ciências Físicas e Biológicas, ministrada pela professora Iriene Freitas e teve como objetivo alertar os adolescentes sobre as consequências do uso das drogas. Veja o relatório da palestra, escrito pelas alunas: Vitória Stella Ribeiro e Tuanny Laena Tavares de Oliveira, do 9º ano, turma 92.03

__________________


No dia 26/03, às 9h, aconteceu uma palestra sobre drogas na Escola Municipal Professora Sávia Fernandes Jácome, com o palestrante Capitão Sandro. Ele falou sobre os tipos de drogas, o que é, quais as suas consequências e como prevenir.
Também foi dito que a droga causa danos à saúde e problemas na gravidez. O palestrante citou ainda,  pessoas conhecidas na mídia que se envolveram com drogas e acabaram morrendo.
O Capitão Sandro explicou que há drogas depressoras (quando uma pessoa usa droga para tentar acabar com os problemas e com o sofrimento), as drogas estimulantes (quando se usa para tirar a timidez por exemplo) e as drogas perturbadoras (quando a pessoa usa a droga e é perturbada por alucinações).
Ele também explicou que algumas pessoas usam drogas porque são estimuladas pela mídia, por influência dos pais ou para a aceitação de determinado grupo.
A palestra foi finalizada com um aconselhamento aos alunos, para que não se deixem influenciar por familiares que usam drogas lícitas e/ou ilícitas, ou por amizades ou pela mídia (Vitória Stella e Tuanny Laena).